Sempre que pensamos sobre o desenvolvimento de uma criança, além do aspecto físico, deve-se observar os apectos psicológicos e correlacioná-los com o ambiente que a criança se encontra. De uma forma genérica (já que isso normalmente varia a cada criança), podemos tentar classificar o comportamento e as necessidades da criança desde seu nascimento até seus primeiros anos de vida :

Nascimento até 3 meses

O que a criança faz

Nesse estágio a criança começa a esboçar um sorriso, segue pessoas e objetos com os olhos, prefere cores brilhantes, descobre pés e mãos.

O que a criança precisa

Proteção de perigo físico, nutrição adequada, cuidados essenciais à saúde (imunização, higiene), estimulação motora e sensorial, estimulação à linguagem, atenção intensa dos pais.

4 a 6 meses

O que a criança faz

Nesta idade a criança muitas vezes começa a sorrir, prefere os pais e os irmãos mais velhos, tem algumas ações de repetição, ouve mais atentamente, ri, imita alguns sons, explora as mãos e os pés, coloca objetos na boca, senta quando apoiada, agarra objetos ainda sem o uso do polegar.

O que a criança precisa

Proteção contra perigos físicos, alimentação adequada, cuidados básicos de saúde (vacinação, terapia de reidratação oral, higiene), estimulação sensorial e motora, estimulação de linguagem apropriada.

7 a 12 meses

O que a criança faz

Nesta idade a criança começa a se lembrar de eventos simples, se identifica ao espelho, identifica partes do corpo, reconhece vozes familiares, compreende o próprio nome e outras palavras comuns, diz as primeiras palavras significativas, explora o ambiente, sacode objetos, encontra objetos escondidos, coloca objetos em recipientes, senta sozinhas, começa a andar (varia entre meninas e meninos), pode parecer tímida ou perturbada com estranhos.

O que a criança precisa

Basicamente os mesmos cuidados mencionados no estágio anterior.

1 a 2 anos

O que a criança faz

Nesta idade a criança imita as ações do adulto, fala e compreende palavras e idéias, desfruta histórias e experiências com objetos, caminha com firmeza, sobe escadas, corre, quer ser mais independente mas prefere a interação com pessoas próximas, reconhece a propriedade de objetos, desenvolve amizades, resolve problemas, mostra orgulho em realizações, gosta de ajudar com tarefas.

O que a criança precisa

Além de necessidades de estágios anteriores, a criança nesta idade necessita de apoio nas seguintes áreas: aquisição de habilidades motoras, auxílio na linguagem, apoio em habilidades de independência, aprendizagem de auto-controle, oportunidades para brincar e explorar, interação com outras crianças.

2 a 3 anos e meio

O que a criança faz

Nesta idade a criança gosta de aprender novas habilidades, aprende a língua rapidamente, está sempre em movimento, ganha o controle das mãos e dedos, é facilmente frustrada, age de forma mais independente mas ainda dependente de um adulto, age fora de cenas familiares.

O que a criança precisa

Além de necessidades de estágios anteriores, a criança nesta idade deve ter oportunidades para fazer o seguinte: fazer escolhas, participar em jogos dramáticos, ler livros cada vez mais complexos, cantar músicas favoritas, realizar trabalhos de quebra-cabeças simples.

3 anos e meio a 5 anos

O que a criança faz

Nesta idade a crianças tem uma vida mais ativa, atua de forma por vezes turbulenta, pode usar uma linguagem chocante, fala muito, faz muitas perguntas, quer as coisas dos adultos, mantem os projetos de arte (desenhos e pinturas), testa habilidades físicas com coragem mas também cautela, revela sentimentos em atividades dramáticas, gosta de jogar com os amigos, não gosta de perder.

O que a criança precisa

Além de necessidades de anos anteriores, a criança nesta idade deve ter oportunidades para fazer o seguinte: desenvolver coordenação motora fina e habilidades adicionais, continuar a expandir habilidades de linguagem (falando, lendo, e cantando), aprender a cooperar (ajudando e compartilhando), ter experiências com habilidades de pré-escrita e de pré-leitura.

5 anos a 8 anos

O que a criança faz

Nesta idade a criança tem curiosidade sobre as pessoas e como o funciona o mundo, mostra um interesse crescente em números, letras, leitura e escrita, ganha mais confiança nas habilidades físicas, usa palavras mais rebuscadas para expressar sentimentos, participam em algumas atividades adultas, torna-se mais extrovertida, joga cooperativamente.

O que a criança precisa

Além de necessidades de anos anteriores, a criança nesta idade deve ter oportunidades para fazer o seguinte: desenvolver habilidades numéricas e de leitura, envolver-se na resolução de problemas práticos, trabalhar em equipe, desenvolver o senso de competência pessoal, praticar questionando e observando-se, adquirir habilidades básicas de vida, participar da educação básica.