As vacinas são consideradas produtos biológicos derivados ou semelhantes a um microorganismo causador de determinada doença e servem para induzir o sistema imunológico a criar uma barreira de proteção. Sendo assim, um dos maiores triunfos da ciência foi a imunização em larga escala da população contra as doenças infecciosas, visando a prevenção e a erradicação.

Logo após o nascimento, na própria maternidade ou hospital, seu bebê será imunizado contra algumas doenças. O calendário oficial de imunizações do Brasil, o PNI (Programa Nacional de Imunização), prevê que todas as crianças sejam vacinadas contra mais de 10 tipos de infecções, incluindo uma série de doses de reforço. Todas essas vacinas podem ser tomadas gratuitamente em postos de saúde ou durante campanhas.

Algumas vezes também recomendamos algumas outras vacinas já disponíveis no mercado, mas que, como não integram o programa federal, têm que ser pagas separadamente. Na primeira vacinação da criança, você receberá a carteirinha de imunizações. Guarde-a com cuidado e leve-a sempre às consultas de rotina no pediatra.

Para que sua criança goze de uma perfeita saúde e a mantenha quando atingir a idade adulta é imprescindível acompanhar e cumprir rigorosamente o calendário de vacinação. Veja a seguir um cronograma das imunizações até a adolescência do seu filho :

vacinas